A compra ou venda um imóvel é um processo que envolve diversas etapas importantes, cada uma com sua própria documentação e procedimentos específicos. Por isso preparamos este artigo que vamos detalhar o passo a passo do processo documental tanto para quem está comprando quanto para quem está vendendo um imóvel. Vamos entender as nuances desse processo e garantir que você esteja bem informado para realizar uma transação segura e sem complicações.
Forthe Imobiliária

A compra ou venda um imóvel é um processo que envolve diversas etapas importantes, cada uma com sua própria documentação e procedimentos específicos. Por isso preparamos este artigo que vamos detalhar o passo a passo do processo documental tanto para quem está comprando quanto para quem está vendendo um imóvel. Vamos entender as nuances desse processo e garantir que você esteja bem informado para realizar uma transação segura e sem complicações.

Etapas para a Compra de um Imóvel

  1. Escolha do Imóvel e Proposta

O primeiro passo na compra de um imóvel é a escolha da propriedade desejada. Após visitar os imóveis de interesse, é hora de fazer uma proposta ao vendedor. Se a proposta for aceita, a próxima etapa é a elaboração do contrato particular de compra e venda.

  1. Contrato Particular de Compra e Venda

Este contrato é essencial tanto para o comprador quanto para o vendedor, pois ajuda a resolver detalhes específicos da transação que não são cobertos pela escritura ou pelo contrato de financiamento. Exemplos incluem:

O que permanece no imóvel (móveis, eletrodomésticos, etc.);

Prazos para desocupação, se o imóvel estiver ocupado pelo proprietário ou inquilino por exemplo, que são situações diferentes;

Quem é responsável pelo pagamento dos impostos, condomínio, água e luz, até determinada data;

Quem paga a comissão de corretagem.

  1. Escritura Pública ou Financiamento

Dependendo da forma de pagamento acordada (à vista, parcelamento direto com o proprietário ou permuta), você pode seguir dois caminhos:

Escritura Pública de Compra e Venda: Com as condições pactuadas, as partes assinam a escritura.

Financiamento Bancário ou Consórcio: Neste caso, o contrato da instituição financeira em geral tem força de escritura.

  1. Avaliação do Imóvel e Pagamento do ITBI

Em Cascavel, por exemplo, caso o caminho seja a escritura pública de compra e venda, é necessário antes ir à prefeitura municipal para emitir a avaliação do imóvel. Com este documento em mãos, você finaliza a escritura e depois efetua o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Quando é caso de financiamento bancário ou consórcio, a avaliação é feita pela instituição, sendo que depois é somente emitida a guia do ITBI.

  1. Registro do Imóvel

Após o pagamento do ITBI, o próximo passo é registrar a escritura ou o contrato de financiamento no cartório de registro de imóveis. Depois disso, a matrícula do imóvel é atualizada para o nome do comprador.

  1. Transferência do Cadastro do IPTU

Finalmente, é necessário transferir o cadastro do IPTU para o nome do novo proprietário. Com isso, o processo de compra está concluído. Esse é um ponto muito importante, porque caso o IPTU não seja transferido para o nome do novo proprietário, se houver algum atraso de imposto, será o seu nome que vai ser executado pela Prefeitura.

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Etapas para a Venda de um Imóvel

  1. Aceitação da Proposta e Ajuste de Propostas

Uma vez que você tenha aceitado a proposta do comprador, é hora de ajustar os detalhes da transação e seguir para o contrato particular de compra e venda.

  1. Apresentação das Certidões

O vendedor deve apresentar todas as certidões negativas do imóvel e pessoais para provar que está em condições de vendê-lo.

  1. Escritura ou Contrato de Financiamento

Assim como na compra, a próxima etapa depende do tipo de pagamento:

Escritura Pública: Condicionada ao pagamento à vista, parcelamento direto ou com permuta.

Financiamento ou Consórcio: O comprador deve registrar o imóvel para que o vendedor receba o valor da instituição financeira.

  1. Registro do Imóvel

Após a assinatura da escritura, do contrato de financiamento ou consórcio, é necessário emitir o ITBI na prefeitura e registrar o imóvel no cartório competente. A matrícula atualizada deve ser apresentada à instituição financeira.

  1. Recebimento do Valor

O vendedor receberá o valor da venda de três a cinco dias após a instituição financeira confirmar o registro do imóvel.

  1. Transferência do Cadastro do IPTU

É fundamental que o cadastro do IPTU seja transferido para o nome do novo proprietário. Isso é especialmente importante para o vendedor, para evitar responsabilidades fiscais futuras.

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Forthe Imobiliária

Com expertise e conhecimento do mercado imobiliário local e regional, somos uma imobiliária reconhecida como referência quando o assunto é aluguel, venda e administração de imóveis em Cascavel (PR). A credibilidade da Forthe foi conquistada por uma trajetória profissional baseada em valores como ética, transparência e honestidade nos negócios.

Atuando no ramo imobiliário de Cascavel desde 2012, sob direção de Rafael Krentz Frias, Fernando Henrique Dall'Agnol e Kelly Cristina de Araújo Prado, a Forthe Imobiliária apresenta soluções modernas e práticas, para melhor atender ao perfil particular de cada cliente.