Não é à toa que ter uma casa própria continua sendo sonho de muitos brasileiros.
Forthe Imobiliária

Realizar o sonho da casa própria está nos planos da grande maioria das pessoas que moram de aluguel. E essa é uma das principais decisões na vida de uma pessoa, já que envolve uma série de fatores, como planejamento e compromisso financeiro, mas sobretudo estabelecer suas raízes em um lugar por muito tempo. Mas e quando o interessado possui uma renda baixa, como comprar um imóvel?

A primeira coisa que você precisa saber é que esse obstáculo é mais fácil de se resolver do que imagina. Por isso, separamos este artigo para te explicar que existem diversas possibilidades de conquistar sua casa própria. Então, continue lendo.

Formas de comprar um imóvel com uma renda baixa

Existem alternativas que podem ajudar você a conquistar esse sonho. Dentre as principais possibilidades estão:

Consórcio – Racionalmente, essa modalidade acaba saindo mais barato do que o financiamento. No entanto, é preciso analisar bem as empresas que administram a concessão desses créditos e, claro, não ter pressa para se mudar.

FGTS como entrada – O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser um grande aliado para quem deseja comprar a casa própria. E dependendo da quantia que acumulou ao longo dos anos trabalhados com carteira assinada, você pode usar os recursos do fundo também para pagamento à vista.

LEIA MAIS: Como usar o FGTS para pagar parcelas atrasadas do financiamento imobiliário

Programa Casa Verde e Amarela – Nessa plataforma disponibilizada pelo Governo Federal e que substituiu o antigo “Minha Casa, Minha Vida”, as famílias com uma renda bruta mensal de até R$ 7.000,00 têm acesso a linhas de crédito para a compra da casa própria.

Além destes, outro excelente caminho para comprar um imóvel está na junção de renda. Ou seja, um casal que busca realizar esse sonho juntos, por exemplo, pode juntar os salários brutos dos dois, para conseguir uma comprovação de renda maior e assim conseguir o financiamento do imóvel desejado.

Imóvel na Planta – Uma outra opção é adquirir o imóvel quando ainda estiver na planta. Nesse caso, o futuro morador pode, inclusive, realizar o parcelamento diretamente com a construtora, até a entrega das chaves.

Planejamento financeiro para compra do imóvel

Mas para concretizar o sonho da casa própria, será necessário abrir mão de algumas coisas para ter outras. É aí que entra o fator planejamento, com uma organização financeira e um controle de gastos. Ou seja, você vai precisar colocar em sua rotina, a necessidade de comparar preços na hora de fazer qualquer tipo de compra, sempre buscando um menor gasto. Além disso, ter a ciência de que comprar somente aquilo que está na lista, evitar saídas para comer fora, rever gastos fixos que podem ser pausados ou reduzidos, como planos de telefonia e TV por assinatura e buscar reduzir ao máximo o uso de cartões de crédito, podem ser medidas essenciais para a realização da tão sonhada casa própria.

Um planejamento assim pode te ajudar a gerar fôlego no período da compra do imóvel, mas também te ajudar a guardar dinheiro para futuros gastos extras, que vem junto com o imóvel, como impostos e taxas de cartório, por exemplo, que podem representar entre 4% e 8% do valor do imóvel.

LEIA TAMBÉM: Entenda a diferença entre Averbação, Matrícula, Registro de Imóvel e Escritura

Pronto! Agora que você sabe que existem caminhos para conquistar sua casa própria, mesmo obtendo uma renda baixa, deixe nossa equipe achar o imóvel ideal para você e sua família. Venha conversar com um de nossos consultores especialistas no mercado imobiliário de Cascavel e região. Estamos no Instagram e Facebook e disponíveis pelo WhatsApp (45) 99825-0505.