Na jornada para a aquisição de um imóvel uma dúvida que persiste entre os interessados é: o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) pode ser incluído no financiamento do imóvel?
Forthe Imobiliária

Na jornada para a aquisição de um imóvel, o financiamento se mostra como uma das opções mais acessíveis e utilizadas pelos compradores. Entretanto, algumas dúvidas persistem entre os interessados. Uma delas é se o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) pode ser incluído no financiamento do imóvel.

E para tirar todas as suas dúvidas, preparamos este artigo para esclarecer sobre a viabilidade dessa prática e se alguns bancos disponibilizam linhas de crédito para arcar com o valor do ITBI, além do montante financiado. Então, continue lendo.

O que é o ITBI?

O ITBI é um imposto municipal obrigatório e deve ser pago sempre que há uma transferência de propriedade de um imóvel. Geralmente, seu pagamento é de responsabilidade do comprador e é calculado sobre o valor venal do imóvel ou o valor da transação, o que for maior. Por ser um custo considerável, muitos compradores buscam alternativas para incluí-lo no financiamento, diluindo-o nas parcelas ao longo do contrato.

LEIA TAMBÉM: Entenda a diferença entre Averbação, Matrícula, Registro de Imóvel e Escritura

Como o ITBI pode ser incluído no financiamento do imóvel?

Para os compradores que não possuem o montante necessário para quitar o ITBI à vista, algumas alternativas podem ser consideradas. Uma delas é a busca por instituições financeiras que oferecem linhas de crédito específicas para arcar com esse imposto. Essas linhas de crédito podem ser adicionadas ao financiamento principal do imóvel, facilitando o pagamento do ITBI de forma parcelada, junto com as demais prestações do financiamento.

Sendo assim, a possibilidade de incluir o ITBI no financiamento de um imóvel pode variar de acordo com a política de cada instituição financeira. Alguns bancos podem aceitar essa prática, desde que respeitado um limite percentual do valor do imóvel, enquanto outros podem requerer o pagamento à vista. No entanto, para aqueles que enfrentam dificuldades para quitar o ITBI de imediato, vale a pena buscar por bancos que ofereçam linhas de crédito específicas para essa finalidade, tornando mais acessível o processo de aquisição do tão sonhado imóvel.

LEIA TAMBÉM: Conheça 4 lançamentos incríveis que acabaram de ser lançados em Cascavel

Quando é possível incluir o ITBI no financiamento do imóvel?

Incluir o ITBI no financiamento pode não ser possível em todos os casos. Isso porque a prática está sujeita às políticas de cada instituição financeira. Alguns bancos podem aceitar a inclusão do valor do ITBI no montante total do financiamento, desde que não ultrapasse um determinado percentual do valor do imóvel. Outros, por sua vez, podem exigir que o imposto seja pago à vista, antes da formalização do contrato de financiamento.

ITBI pela metade em Cascavel

Desde o início de agosto de 2023, os futuros proprietários de imóveis passaram a ter a oportunidade de regularizar os seus bens com 50% de desconto no Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis, o chamado ITBI. O projeto foi apresentado à Câmara Municipal de Cascavel.

Gostou do conteúdo? Não fique com dúvidas. Venha conversar com um dos nossos consultores especialistas. Aproveite e continue nos acompanhando nas redes socias Instagram e Facebook. Também estamos disponíveis pelo WhatsApp (45) 99825-0505.