Que o reajuste do valor do aluguel é um tema temido pela maioria dos inquilinos, todos nós sabemos.
Forthe Imobiliária

Que o reajuste do valor do aluguel é um tema temido pela maioria dos inquilinos, todos nós sabemos. Mas para te deixar mais tranquilo e preparado, separamos este artigo que vai te contar tudo o que você precisa saber, desde os prazos e como funciona esse cálculo. Então continue lendo e fique informado (a).

Quando pode ser feito o reajuste do aluguel?

Se você é inquilino de “primeira viagem”, essa informação é importante: o valor do aluguel legalmente é reajustado após 12 meses de contrato e não no início de cada ano. 

O reajuste está previsto na Lei do Inquilinato. Então, por exemplo, se uma pessoa entrou no imóvel em julho de 2022, a atualização será feita em julho de 2023. A partir dessa data, ela passará a pagar um novo valor de aluguel.

No entanto, de qualquer forma, é fundamental analisar com cuidado todas as informações sobre este assunto no contrato do seu aluguel, já que o prazo de reajuste pode variar, mas a mudança não será em um mês padrão para todos.

Outro ponto que requer atenção é que esse reajuste é feito apenas no valor do aluguel. Outras taxas (condomínio e IPTU, por exemplo) são calculadas separadamente, normalmente pela assembleia dos moradores e pela Prefeitura da sua cidade, respectivamente. 

LEIA MAIS: É a primeira vez que vai alugar um imóvel? Siga as nossas dicas

Como é feito o cálculo do reajuste de aluguel?

O cálculo se baseia em um índice de inflação, comumente segue-se o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Esta é uma das taxas mais usadas para calcular o reajuste do aluguel. Seu resultado é feito com base numa média aritmética ponderada entre outros três índices de preços usados no mercado, em porcentagens diferentes: índice de preços ao produto amplo, índice de preços ao consumidor e índice nacional de custo de construção.

Com isso, em uma simulação do IGP-M acumulado dos últimos 12 meses de 6%, no mês em que ocorrer o reajuste, é só pegar o valor do seu aluguel e multiplicá-lo. Por exemplo: aluguel de R$ 800 x 6% = R$ 848,00. Este será o novo valor pelos próximo 12 meses.

LEIA TAMBÉM: Como funciona um contrato de aluguel entre proprietário e imobiliária em Cascavel?

O valor do aluguel pode diminuir?

Como o índice sofre variações ao longo dos meses e isso ocorre por conta de uma série de motivos ligados ao mercado financeiro, econômico e imobiliário, não é incomum que esse valor mensal seja negativo. Mas veja bem, isso não significa que o aluguel vai abaixar de preço! O certo é conferir o contrato mais de uma vez e entender como será a cobrança de reajuste no seu caso. 

Mas não fique com dúvidas! Se deseja alugar um imóvel com a Forthe, já é nosso inquilino ou tem um imóvel para alugar, conte conosco. 

Venha conversar com um de nossos consultores especialistas no mercado imobiliário e saiba mais sobre o mercado de locação.

Estamos no Instagram, Facebook e disponíveis pelo WhatsApp (45) 99113-2032.