Alugar um imóvel diretamente com o proprietário pode não ser a melhor solução.
Forthe Imobiliária

Você sabia que hoje em dia tem se tornado bastante comum um imóvel ser locado diretamente com o dono? À primeira vista essa prática aparenta ser um processo mais curto, fácil e rápido, mas, na prática não é tão vantajoso como parece, nem para o futuro inquilino e nem para o proprietário do imóvel. Então continue lendo e te explicamos os riscos.

Os perigos da locação direta para o inquilino

Para começar, os valores do aluguel e dos reajustes podem ser imprecisos. Ou seja, se o proprietário do imóvel não for um especialista no mercado imobiliário, com a falta de conhecimento neste setor, dificilmente saberá fazer a precificação correta, o que pode fazer você pagar mais caro do que deveria. E isso não acontece se o imóvel for alugado através de uma imobiliária, pois desde a avaliação para divulgação do imóvel, o patrimônio passa por uma análise técnica e precisa para que o valor esteja dentro do mercado.

Outro risco de negociar diretamente com o proprietário é o desconhecimento da legislação. Este é um aspecto crucial, já que é um mercado cheio de particularidades. 

Nós fizemos um texto aqui no blog da Forthe que explica sobre a importância do contrato de locação. Clique e leia aqui. Muitas vezes a negociação direta entre dono e candidato à locação é acertada no “boca a boca”, sem ter um contrato assinado. E quando isso acontece, normalmente observamos que o lucro obtido por estar fazendo a locação direta muitas vezes vira prejuízo no pós locação, por não ter direitos e deveres pré estabelecidos entre as partes. 

Além disso, você não terá à disposição, em um mesmo lugar, uma variedade de imóveis compatíveis com a sua necessidade. Vale lembrar que em se tratando de moradia, ter opções de escolha pode ser uma ótima alternativa.

Os perigos para os proprietários de imóveis

Agora, se você é proprietário de imóvel e quer colocar para locação e gerar renda com ele, procurar um inquilino por conta própria também pode ser uma decisão desastrosa. E vamos explicar o porquê.

Para resumir, vale lembrar que você [proprietário] é uma pessoa só e que caberá a você – somente você – cumprir tarefas que exigem dedicação, como, por exemplo:

1 – Divulgar de forma assertiva e eficiente o imóvel, dando mais visibilidade e, com isso, possibilitando alugá-lo mais rápido;

2 – Achar o inquilino ideal e fazer as devidas análises de crédito para entender o histórico de compra e score de pagamentos;

3 – Redigir um bom contrato de aluguel que resguarde o inquilino e o proprietário;

4 – Gerir possíveis inadimplências;

5 – Atender possíveis conflitos que possam surgir relacionados a reparos e manutenções no imóvel.

Vantagens de alugar com imobiliária Forthe em Cascavel

Como você viu, alugar um imóvel direto com o proprietário pode ser muito arriscado. Agora se você busca tranquilidade e segurança, além de contar com todos os respaldos da lei, confira algumas das principais vantagens de alugar com imobiliária:

1 – Conhecimento do mercado imobiliário de Cascavel e região;

2 – Variedade de imóveis. Atualmente são mais de 50 imóveis disponíveis no site e todos os dias novas oportunidades entrando na carteira. Clique aqui e confira;

3 – Contrato com cláusulas abrangentes, seguindo a Lei do Inquilinato;

4 – Respaldo jurídico com equipe especializada;

5 – Avaliação e precificação do imóvel através de análise técnica e detalhada.

Para os proprietários, temos um texto exclusivo que fala sobre as vantagens de anunciar seu imóvel com a Forthe.

Tem alguma dúvida sobre a locação direta? Continue acompanhando os conteúdos da Forthe aqui no blog e nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram.

Também estamos prontos para te ajudar pelo WhatsApp (45) 99113-2032.