Uma pesquisa realizada pela Imovelweb, considerado um dos maiores portais do mercado imobiliário brasileiro, constatou que mais da metade dos brasileiros – cerca de 63% – ainda sonham em ter a sua casa própria. O levantamento, que contou com a participação de 2.266 entrevistados nas cinco regiões do Brasil, mostrou que, mesmo com a alta na taxa básica de juros (Selic), que pode encarecer o financiamento imobiliário, as pessoas não desistiram de realizar o grande desejo de conquistar o imóvel próprio.
Segundo o Índice FipeZap, que tem como objetivo acompanhar a variação dos preços de imóveis residenciais, o preço das residências aumentou em 47 das 50 cidades monitoradas. Ainda que a aquisição do primeiro imóvel saia um pouco mais caro em 2022, no entanto, a elevação nos preços não deve ultrapassar a inflação.
Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é a alta acumulada de 14%, no ano passado (2021), do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M).
“Ainda que tenhamos percebido um aumento no valor dos imóveis residenciais tanto aqui em Cascavel, no Paraná, quanto no restante do país, a nossa expectativa é que seja um ano promissor e bastante aquecido para o mercado imobiliário, pois as pessoas estão revendo o lugar que vivem e buscam mais qualidade de vida” – Kelly Araújo, sócia e gerente de vendas da Forthe Imobiliária.
Aumento também nos financiamentos imobiliários
Os financiamentos imobiliários estão entre os recursos mais utilizados para comprar um imóvel. Segundo relato do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, em coletiva de imprensa realizada em janeiro deste ano, o balanço da instituição é positivo. Foram mais de R$140 bilhões contratados em crédito imobiliário em 2021, um aumento de 21% comparado com 2020. E desse valor, R$57,8 bilhões foram destinados a contratações dos imóveis pelo programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida. Ou seja, o cenário é otimista para quem busca crédito para realizar o sonho da casa própria.
LEIA MAIS: Quais são os tipos de financiamento? Entenda cada um deles
Quais serão os imóveis preferidos em 2022?
Ainda segundo a pesquisa do Imovelweb, quando o assunto é comprar um imóvel, dentro dos respondentes, cerca de 52,38% das pessoas preferem uma casa ou imóveis mais espaçosos. Essa é uma tendência muito crescente desde que as pessoas começaram a ficar mais em casa por causa da pandemia ou precisaram se adaptar por causa do trabalho home office.
A Forthe Imobiliária te ajuda a realizar o sonho da casa própria
Se você está em busca de uma casa para comprar em Cascavel, a Forthe tem a solução. Clique aqui e confira as opções de casas à venda disponíveis no nosso site.
Agora se você prefere apartamento, também temos quase 400 opções disponíveis em vários bairros de Cascavel como Centro, Coqueiral, Cancelli, Recanto Tropical, Country e muito mais.
Não espere mais. Realize o sonho do imóvel próprio hoje. Conte com a Forthe e fale conosco pelo WhatsApp (45) 99825-0505. Será um prazer atendê-lo (a).