Forthe Imobiliária

É comum arquitetos serem confundidos com os designers de interiores e vice-versa, na hora de solicitar um orçamento para construir a sua casa, reformar ou decorar. Então, se você pretende construir sua casa, você precisa entender a diferença entre um designer de interiores e um arquiteto. E para te ajudar, nós elencamos nesse artigo as atividades de cada um desses profissionais.

A maior diferença entre o arquiteto e o designer de interiores é que o primeiro atua também com o exterior, o urbanismo e a construção civil. Já o designer de interiores é mais voltado para a decoração do ambiente, a estética e o conforto.

ARQUITETO

O arquiteto é responsável por planejar, projetar e desenhar cada um dos ambientes de uma residência, com o objetivo de estabelecer mais comodidade, conforto e qualidade de vida dos moradores. E para que a construção do espaço aconteça com segurança e com estilo, o arquiteto realiza uma série de estudos e cálculos. Os arquitetos podem se especializar em projetos de edificações, planejamento urbano e paisagismo, por exemplo. Seja o projeto de uma casa ou apartamento, conte com a ajuda de um arquiteto especialista.

Leia mais sobre morar em casa ou apartamento. Qual a melhor opção para você em Cascavel?

Outra tarefa de um arquiteto é a indicação de materiais utilizados em uma construção, levando em consideração a finalidade do imóvel, ventilação e iluminação. Ou seja, os arquitetos não fazem só as plantas e projetos. O trabalho passa pelas etapas de planejamento, escolha de materiais e execução.

DESIGNER DE INTERIORES

Já os designers de interiores são responsáveis por projetar, organizar e decorar ambientes internos, buscando uma maior harmonia de elementos como cores, texturas, luz e sombra. A sua função é trabalhar cada espaço, levando em conta o pedido do proprietário, tornando o cômodo funcional, confortável e bonito.

Confira aqui os imóveis disponíveis para venda em Cascavel

COMO ELES SE COMPLEMENTAM?

Mas a nomenclatura e o fato de serem profissionais com tarefas diferentes, não os impedem de atuar em parceria e gerar vantagens para ambos profissionais e clientes. Um designer de interiores, ao encabeçar um projeto de reformulação de uma casa, por exemplo, precisa verificar inicialmente se existirá a necessidade de contratar um arquiteto para fazer as modificações estruturais.

Da mesma forma, um arquiteto que tem na mão o projeto de uma residência nova, que vai ser construída do zero, pode se aliar a um designer de interiores para definir a decoração, o mobiliário, os ornamentos e outros elementos do projeto para que se entregue ao cliente algo que vai além de suas expectativas.

Agora que você já sabe a diferença entre arquiteto e designer de interiores, que tal conferir aqui os lotes disponíveis para venda e começar a planejar a construção da sua casa em Cascavel?

A Forthe está sempre pronta para te ajudar. Então, conte com a nossa equipe de especialistas. Além de auxiliar na compra do seu terreno em Cascavel, te indicamos os melhores profissionais de arquitetura e design de interiores da região.