Quer comprar sua casa própria, mas está em dúvida se sua renda é suficiente para aprovação do crédito? Existe um meio de aumentar suas chances de ser aprovado e conseguir o valor que tanto precisa. Esta alternativa é a famosa composição de renda para financiamento imobiliário, uma prática muito comum, para quem deseja conquistar o sonho da casa própria, mas não tem o orçamento necessário para aprovação.
Como é feita a composição de renda para financiamento?
A composição de renda para financiamento imobiliário pode ser definida como a junção da renda de dois ou mais compradores para conseguir adquirir um imóvel de maior valor. Ou seja, na hora de definir o valor máximo da parcela, que não pode ultrapassar a margem de 30% da renda mensal do comprador, respeitando assim a Lei do Comprometimento de Renda, a instituição financeira soma os rendimentos de todos os participantes da compra.
Os benefícios dessa prática vão desde o aumento do valor financiado, à maior facilidade na hora da aprovação do crédito.
LEIA MAIS: Três bairros incríveis para morar em Cascavel
Quem está apto a compor a renda para um financiamento?
Cada tipo de financiamento possui regras específicas. Então, antes de qualquer coisa, é fundamental conferir todos os detalhes com a instituição financeira escolhida. Outro fator importante a ressaltar é que todos participantes do financiamento passam pelo mesmo processo de documentação e análise de crédito.
Para conseguir um financiamento, é primordial que a pessoa interessada tenha que apresentar um bom histórico de pagamento. Ao compor a renda, todos os participantes devem ter o chamado ‘nome limpo’. Contas atrasadas, dívidas não quitadas, estar com o nome sujo ou ser inadimplente podem impedir a aprovação de crédito.
Com tudo isso em ordem, qualquer pessoa pode participar. Isso quer dizer que você pode compor a sua renda com familiares, namorado, esposa ou até com um amigo, desde que siga as regras da instituição financeira escolhida.
A idade dos participantes da composição de renda influencia?
A idade de cada participante é um fator que pode impactar de forma decisiva na aprovação da composição de renda e deve ser avaliada rigorosamente antes que sejam definidos os participantes. Para definir o prazo máximo do financiamento, por exemplo, será levada em consideração a idade do participante mais velho, já que existe uma legislação que limita uma idade máxima para que alguém tenha um financiamento imobiliário ativo.
Por exemplo, se uma pessoa tem 25 anos e a outra 50, o cálculo do prazo de pagamento irá focar no participante de 50 anos. Isso poderá diminuir o tempo de pagamento e deixar as parcelas mais caras.
Cuidados com a composição de renda
Este tópico trata sobre alguns aspectos que requerem cuidados na composição de renda para financiamento e merecem atenção ainda maior. Um deles é que vale lembrar que cada participante se torna proprietário do imóvel, ou seja, é preciso que haja harmonia para evitar futuros desentendimentos.
Dessa maneira, os direitos e deveres são divididos igualmente, independente do valor da renda de cada pessoa que participou da composição de renda no financiamento. Por isso, é importante tomar muito cuidado ao escolher as pessoas que vão fazer a composição de renda com você.
Outro ponto importante está relacionado à possibilidade de um dos participantes se tornar inadimplente. Nesse caso, o imóvel pode ser objeto de penhora e cada proponente terá o percentual de sua renda que foi utilizado na composição comprometida para a compra de um novo imóvel por meio de financiamento.
Pronto! Agora que você sabe como conquistar sua casa própria, realizando uma composição de renda, o próximo passo é deixar a Forthe achar o imóvel ideal para você e sua família. Então venha conversar com um de nossos consultores especialistas no mercado imobiliário. E se tiver mais dúvidas sobre este processo, também estamos no Instagram, Facebook e disponíveis pelo WhatsApp (45) 99825-0505.